terça-feira, 29 de outubro de 2013

10:07
Segunda melhor campanha do segundo turno, nas quartas-de-final da Copa Sulamericana, o São Paulo vive um dos melhores momentos do futebol brasileiro, mas até pouco tempo atrás tempos difíceis assolavam o Morumbi, e não atoa, o time passou boa parte do Campeonato na Zona de Rebaixamento, foi mal nas excursões pela Europa sem contar o primeiro semestre de campanha fraca e irregular na Libertadores e eliminação para o rival no Campeonato Paulista.
A empolgação do torcedor São Paulino é justificável assim como sua cobrança também, ao longo das últimas décadas, o tricolor se acostumou com grandes conquistas e uma arrancada no final do Brasileiro com um título internacional de menor expressão não é aquilo que se espera do time do Morumbi, independente do que acontecer no resto de ano o fato é que 2013 não foi bom por lá.
Aliás, o que acontece em 2013 também aconteceu em 2012, naquele ano o São Paulo foi vice-líder do returno e conquistou a Copa Sul-Americana , mas afinal, podemos esperar um 2014 digno da grandeza conquistada ao longo dos anos pelo tricolor paulista? Ou mais um ano que a torcida terá que se contentar com um time que só joga bem no final da temporada?
Que o ano de 2014 será diferente ninguém duvida, afinal, o tricolor terá eleições e a política está mais agitada do que nunca no clube, outra mudança importante é a saída do time do principal símbolo da história tricolor, Rogério Ceni, no comando outra diferença importante é Muricy Ramalho.
Com o elenco atual, alguns reforços e um planejamento bem feito, as possibilidades do São Paulo conseguir um sucesso maior na temporada seguinte é bem maior, o importante é não deixar que a política interfira tanto em campo, evitar "rachas" e "panelas" no time e saber o que o São Paulo pode abraçar, este ano o tricolor tentou conquistar tudo.

Renovar e Reforçar elenco:
Para 2014, o São Paulo terá que se desfazer de algumas peças e reforçar com outras se quiser sucesso, atualmente o clube possui 37 jogadores em seu plantel profissional, alguns dispensáveis, Muricy precisa de um elenco grande para a temporada completa mas, essas opções devem ser mais interessantes que as atuais.

Quem deve Sair?
Rogério Ceni - Não há o que dizer da história de Ceni na meta tricolor, o momento técnico do arqueiro também é excelente, mesmo cometendo alguns erros as vezes o "M1to" vem fazendo exibições excepcionais, no entanto, a tendência é que o jogador se aposente ao fim desta temporada.
Lúcio - O Xerife Multi Campeão não conseguiu desempenhar um bom papel no São Paulo, com alto salário o melhor a fazer é procurar opções mais baratas e jogadores em melhor forma.
Clemente Rodríguez - Outro super campeão que não conseguiu emplacar no tricolor, o argentino atuou somente 3 vezes no Campeonato Brasileiro sendo que em uma delas acabou expulso.
Fabrício - Depois de ficar um bom tempo na "geladeira", Fabrício voltou a ser útil ao elenco São Paulino, no entanto, para 2014 talvez não seja uma opção viável mantê-lo no time.
Luis Fabiano - Podem falar o que quiser, mas ainda é Luis Fabiano quem resolve no São Paulo, artilheiro do ano no tricolor e com médias incríveis, no entanto, três fatores pesam a favor de sua saída: A condição física, o temperamento explosivo e os altos salários recebidos pelo Camisa 9.
Welliton - Outro que foi pouco utilizado e não tem muita utilidade no time, o São Paulo deve buscar opções mais interessantes.

Possíveis reforços
Nomes independente de especulação, apenas opções que a diretoria deveria correr atrás.

Manoel - Bom zagueiro do Atlético Paranaense, aos 23 anos seria uma ótima opção para o setor defensivo do tricolor.
Breno - Já tido como certo, em janeiro de 2014 deve ser liberado da condicional na Alemanha, após trágico incidente em que o mesmo provocou incêndio onde morava, mesmo assim, o retorno a "sua casa" pode fazer bem ao bom zagueiro.
Mayke -  Excelente revelação do Cruzeiro, o Lateral tem contrato até o fim de 2014, por tanto pode assinar no meio do ano pré-contrato com qualquer outra equipe, isto pode facilitar uma eventual saída e se o São Paulo puder investir seria uma ótima contratação para o Morumbi.
Léo -  Outro bom nome do Atlético Paranaense, aos 22 anos seria opção interessantíssima para o elenco tricolor.
William Matheus - Bom lateral do Goiás e muito estável, aos 23 anos pode ser um investimento bom e uma boa opção para a lateral esquerda da equipe.
Sandro - Fora da Seleção Brasileira desde 2012, o São Paulo seria uma boa para o volante do Tottenham, onde nem sempre é utilizado.
Zé Roberto - Um dos jogadores mais técnicos que atuam atualmente no Brasil, Zé Roberto amarga a reserva no Grêmio, seria excelente ao setor de criação do São Paulo.
Sanchez Miño - O "Éverton Ribeiro" do Campeonato Argentino, polivalente, o canhoto pode ser útil ao elenco tricolor, a negociação pode ser mais tranquila caso o Boca Juniors não se classifique para a Libertadores 2014, atualmente os Xeneizes ocupam a 3ª posição do torneio.
Jorge Wágner - Pedido de Muricy pode ser útil por sua técnica e experiência, mas se vier Zé Roberto a contratação perde o sentido.
Walter - O Gordinho fez boa temporada pelo Goiás e pode ser sim um bom reforço ao setor ofensivo.
Marcelo - Mais um do Atlético Paranaense da lista, aos 21 anos com certeza seria útil ao plantel são paulino.
Ederson -  Artilheiro do Brasileirão, aos 24 anos, o centro-avante do furacão paranaense pode ser uma boa aposta.
Nilmar -   Atacante caro e com histórico de lesões, é bom e pode ser uma boa, no entanto, se for para trazer alguém nessas condições o melhor a se fazer é ficar mesmo com Luis Fabiano que já é ídolo tricolor.



Enfim, o São Paulo vive um excelente momento, tem uma estrutura invejável, tem uma comissão técnica competente e que se identifica com o clube, está com a faca e o queijo na mão, mas, sempre é bom ter o cuidado e o planejamento que um time vencedor precisa.

0 comentários:

Postar um comentário