sexta-feira, 18 de abril de 2014

21:51
Hoje começará a maior competição nacional do Brasil, o Campeonato Brasileiro de 2014 já começa com uma importante missão, tentar fazer o máximo de pontos antes da parada para a Copa do Mundo, que fará com que o torneio pare por 45 dias.
O Campeonato Brasileiro é único, e apesar do nível ser baixo é sim, emocionante, vários times na disputa de um título , fora as surpresas que podem reservar a luta para o rebaixamento deixam o torneio interessante, em contrapartida não há muitos jogadores de qualidade, estádios vazios, violência e decisões no tapetão mancham o principal campeonato do Brasil.
Mas afinal, quem luta pelo o que? o que é importante num torneio tão longo? O que podemos esperar?

Os Mineiros ainda são os melhores do país.

A exemplo do ano passado, os clubes mineiros, Atlético e Cruzeiro, chegam com os melhores elencos do país, com times bem montados e entrosados, seriam os candidatos naturais ao título, no entanto, a disputa pela Libertadores irá atrapalhar muito os planos de manter a hegemonia, o desgaste natural dos jogadores além do rodízio que deve acontecer irá prejudicar a arrancada inicial dos clubes, mas não se enganem, ambos chegarão entre os 5 primeiros.

Paulistas, dias melhores.

Se em 2013 os clubes paulistas foram a grande decepção, este ano devem ter melhor desempenho, isso porque o elenco do São Paulo está melhor montado do que ano passado e nas mãos de Muricy, o Corinthians também tem um bom elenco, e,  apesar do início de ano ruim deve fazer um bom Canpeonato Brasileiro, Palmeiras vem com uma base forte do ano passado e um time competitivo, e o Santos pode não disputar o título mas tem um elenco jovem capaz de bons resultados.
Destes, o Corinthians parece ser o único com pique para disputa do título, no entanto Mano Menezes terá que trabalhar melhor do que vem trabalhando e o time terá que se reforçar, São Paulo e Palmeiras poderão tranquilamente brigar pela vaga na Libertadores, enquanto o Santos tem um elenco pequeno e terá que se reforçar para ganhar algo, no entanto, o time praiano não corre riscos de rebaixamento.

Paraná e Santa Catarina, incertezas e certezas.

Responsáveis por um quarto dos clubes na primeira divisão no Brasileiro, Paranaenses e Catarinenses tem uma certeza e uma dúvida, a certeza é que hoje não há nenhum clube dos dois estados com ímpeto de campeão, a incerteza é até onde os elencos destes times podem chegar.
Atlético Paranaense é o melhor elenco da região, no entanto, não parece ter pique para conseguir ficar além do meio da tabela, Coritiba e Figueirense seguem o mesmo exemplo, o último com mais riscos de rebaixamento, já o Criciúma deve lutar contra as últimas posições, enquanto a Chapecoense é a grande incógnita, mas acredito eu, por palpite pessoal, que o time do interior catarinense resistirá na Série A.

Nordestinos e Goiás, ameaçados.

Com apenas 3 representantes, também não há como apontar um time nordestino como candidato ao título, o Sport deve fazer uma campanha melhor que Bahia e Vitória, que terão que lutar contra as últimas posições, nesse embalo também vai o Goiás, time que não é da região mas deve passar por dificuldades parecidas.

GreNal

Grêmio e Inter tem sim, bom elenco, se analisarmos a realidade brasileira, o Inter leva vantagem nas peças de reposição e por não ter que dividir a atenção com a disputa da Libertadores, será um dos candidatos ao G4 enquanto o Grêmio deve ficar entre os 7 primeiros.

Cariocas, sem brilho.

Os três representantes do Rio no Brasileiro, com o elenco que tem hoje, não brilharão no Brasileiro, o Fluminense conta até com um bom elenco nas mãos e pode brigar pelo G4, o Flamengo tem um time competitivo e não deve passar sufoco mas também não brigará por algo mais alto, enquanto o Botafogo ainda não consegue ter regularidade neste ano e fará um campeonato regular.



- ---------------------------------------
Claro, prever algo para o Brasileiro sempre é atirar um pouco no escuro, pois muita coisa pode mudar, mas analisando as perspectivas futuras não tem como se fugir muito disso, é esperar para ver e talvez se surpreender.

0 comentários:

Postar um comentário