quarta-feira, 31 de julho de 2013

Brasil e a Seleção dos vovôs

Nos últimos anos nos acostumamos a ver veteranos consagrados jogando bom futebol em terras Brasileiras, este ano ,todos os principais destaques já tem boa rodagem, fizemos uma seleção com os vovôs:

Dida - Grêmio (Goleiro):

Aos 39 anos, Dida retornou ao Brasil na modesta Portuguesa, com suas atuações foi contratado pelo Grêmio, inicialmente para ser reserva mas logo conseguiu a confiança do treinador e mesmo após a mudança no comando da equipe continua como titular, poderíamos escalar Fabio nessa seleção mas no quesito idade e rodagem o gremista ganha, além do clube atual e da lusa, Dida já atuou no Vitória (onde foi formado) , Cruzeiro, Lugano (Suíça), Corinthians e Milan, sendo um dos maiores goleiros do século XXI.

Gabriel -  Internacional (Lateral-Direito):

Com 32 anos, Gabriel consegue ser bastante regular, tendo atuado em 8 dos 9 jogos do clube no Brasileirão, o filho do Wladimir é bastante rodado, além do Inter ele já vestiu a camisa do rival, Grêmio, Panathinaikos (Grécia), Fluminense, Cruzeiro, Málaga e São Paulo, onde foi formado.

Juan - Internacional (Zagueiro):

Mais um colorado, aos 34 anos,  Juan é experiente e técnico, bom zagueiro e com passagens excelentes por Flamengo, Bayern Leverkusen e Roma, não tem mais o que dizer.

Lúcio - São Paulo (Zagueiro):

Apesar do início muito instável no tricolor paulista, Lúcio aos poucos vem se firmando e mesmo com o Brasileirão horrível do São Paulo até agora, o experiente zagueiro de 35 anos merece um lugar na nossa seleção de vovôs, além do tricolor o defensor já teve passagens por: Juventus, Internazionale (Itália), Bayern de Munique, Bayern Leverkusen e Internacional.

Júlio César - Botafogo (Lateral-esquerdo):

Titular do Botafogo, aos 31 anosé outro que tem boa regularidade, esteve presente em todos os jogos e não compromete pelo lado esquerdo, pela sua carreira, além do Fogão foram outros 10 times, tendo: Grêmio, Fluminense, Goiás, Náutico, Cabofriense, Cruzeiro, Marília, Flamengo, América - RN e Bangú em seu currículo.

Pierre - Atlético Mineiro (Volante):

Volante de contenção é importantíssimo no Galo campeão da Libertadores, o jogador que estava em baixa no seu antigo clube reencontrou o bom futebol, aos 31 anos o jogador já teve passagem por Palmeiras, Paraná e Ituano antes de ir para o Atlético Mineiro.

Zé Roberto - Grêmio (Segundo Volante):

Para mantê-lo junto com outro gênio precisamos recuar o meia para volante, função que já fez ao longo dos seus quase 20 anos de carreira, o Maestro do tricolor Gaúcho esbanja categoria em partidas brilhantes desde que chegou ao clube gaúcho em 4 de Junho de 2012 e com certeza merece vaga nesta seleção.

Seedorf - Botafogo (Meia):

4 Ligas dos Campeões por 3 clubes diferentes, só isso já estava de bom tamanho para estar na seleção, mas desde que chegou ao Botafogo o Holandês vem se mostrando decisivo em campo, genial em jogos e um exemplo de profissional a ser seguido, compõe o Meio campo da nosso seleto time, antes de ir para o Brasil ele atuou pelo Milan, Real Madrid e Ajax.

Alex - Coritiba (Meia):

Um dos melhores jogadores do país quando saiu do Brasil e um dos melhores desde que voltou, Alex é incontestável e com seus 35 anos é o grande maestro do time Paranaense que vem fazendo excelente campanha no Brasileirão, em sua carreira o meia teve rápidas passagens por Flamengo e Parma, mas marcou época no Palmeiras, Cruzeiro e Fenernahçe, além do próprio Coxa.

Ronaldinho - Atlético Mineiro (Meia)

O único com status de ter sido o melhor do mundo atuante no Brasil, Ronaldinho é o grande nome do Atlético Mineiro campeão da Libertadores 2013, o atleta de 33 anos teve passagem consagrada pelo Barcelona, além de ter atuado pelo Flamengo, Milan, Paris Saint-Germain e Grêmio, onde o craque foi revelado.

Diego Forlán - Internacional (Atacante)

O Uruguaio demorou um pouco para embalar, mas hoje está sim, entre os melhores do Brasil, o experiente atacante de 34 anos já anotou 5 gols neste brasileiro e finalmente mostra bom futebol, antes do colorado Forlán atuou na Internazionale, Atlético de Madrid, Villareal, Manchester United e Independiente (Argentina)

Nota:
Danilo (Corinthians), Deco (Fluminense), Luís Fabiano (São Paulo) e Fred (Fluminense) tem plenas qualidades de constar nessa seleção, no entanto, privilegiamos os atletas em melhor fase atualmente com seus clubes, também não teve espaço para Juninho Pernambucano (Vasco), mas o Reizinho também merece ser citado como um dos veteranos que da gosto de ver em campo.




segunda-feira, 29 de julho de 2013

Brasileirão - 9° Rodada


Primeiramente, vamos aos resultados da rodada:

Vasco 3x2 Criciúma
Portuguesa 2x3 Atlético-PR
Ponte Preta 1x0 Santos
Corinthians 0x0 São Paulo
Grêmio 2x0 Fluminense
Náutico 3x0 Internacional
Cruzeiro 4x1 Atlético-MG
Flamengo 1x1 Botafogo
Bahia 2x1 Goiás
Coritiba 1x1 Vitória

O Brasileirão como sempre, muito embolado nas 10 primeiras rodadas, o Náutico vence o que seria o líder isolado, o Corinthians que em uma fase muito melhor que a do São Paulo, perdeu a chance de afundar ainda mais o São Paulo.
E não podemos deixar de falar do Atlético-MG, após a conquista da libertadores, o técnico Cuca escalou apenas 2 titulares para o clássico contra o cruzeiro, mas os reservas parecem não ter dado conta do recado, a Raposa levou essa por 4x1 que os levaram a liderança do Brasileirão. Mas isso não tirou nem um pouquinho a alegria e fervor da torcida do Galo depois da conquista inédita da libertadores, que cantou do início ao fim do jogo.

Quem se "deu mal"?

O Internacional foi o mais prejudicado nessa rodada, com sua derrota para o náutico por 3x0 perdeu a chance de ser o líder isolado do Brasileirão, que seria perfeito a essa altura do campeonato. O Corinthians foi outro que se "deu mal" nessa rodada, além de perder a chance de afundar o seu principal rival, também perdeu a chance de encostar no famoso G4.

Quem se "deu bem"?

O Bahia foi um dos que se deram bem nessa rodada do Brasileirão, após 4 rodadas sem vencer conseguiu uma vitória suada contra o Goiás por 2x1 que os levaram a 5° posição a 1 ponto do G4 e 2 pontos do Cruzeiro o atual líder. Mas o que se "deu bem" mesmo, foi o Náutico que com a vitória sobre o Internacional por 3x0, ganhou muita moral para ensaiar uma reação para tentar escapar do zona da degola, o Z4.

Pode custar caro!

O que pode custar caro nessa rodada, é o empate entre Botafogo e Flamengo em 1x1.
Na verdade esse empate ficou ruim para os dois times tanto o Botafogo, que poderia ser o líder isolado, tanto pra o Flamengo que poderia ter se distanciado mais do Z4, ficou a apenas 1 ponto do Z4, e o Botafogo a 1 ponto do 1° colocado e 2° colocado, Cruzeiro e Internacional.
Esses dois pontos podem fazer muita falta no fim do Campeonato.




Próximo destino... França?

Disputado desde 1932 o Campeonato Francês nunca foi a principal vedete dos jogadores de futebol e nem do público mundial, a situação piorou no início da década de 90 quando um escândalo de manipulação de resultados piorou ainda mais a reputação do torneio e mesmo com os títulos da Seleção Nacional entre 1998 e 2003 (Copa do Mundo, Eurocopa e Copa das Confederações) os principais torneios continuaram a ser o Espanhol e o Inglês.
O tempo se passou e algo pode mudar... Em junho de 2011, o Paris Saint-Germain foi comprado por um grupo dos Emirados Árabes, a Autoridade de Investimento do Qatar Investment Authority ("QIA"), tendo o qatariano Nasser Al-Khelaifi como presidente do clube, com grande investimento em tempo de grave crise econômica Europeia fizeram o clube francês se tornar o maior investidor do mundo, tornando a Ligue 1 mais visada e mais transmitida para outros países.
Neste ano, outro clube francês promete e faz grandes investimentos, o Mônaco, do bilionário Russo Dmitry Rybolovlev, contratou nada menos que 11 jogadores, entre eles: Eric Abidal, Radamel Falcão, Ricardo Carvalho, James Rodríguez e João Moutinho, o clube deve rivalizar com o PSG e disputar com as equipes que já tem trabalho consolidado nos últimos anos como Montpellier, Lille e Marseille.
Além do dinheiro investido em peso nesses dois clubes, a questão econômicas e as leis fiscais mais brandas da França em relação a outros países Europeus que enfrentam crises mais graves, como Espanha por exemplo, mas a Liga Francesa ainda é vista como uma liga menor e esse cenário só deve mudar num prazo de no mínimo 5 anos.
Dentre os fatores que pesam contra a Ligue 1, além da tradição, está no número de vagas que as equipes francesas ganham em competições europeias, e isso se dá através do Coeficiente da UEFA que leva em consideração os resultados obtidos por equipes nos últimos 5 anos, neste Coeficiente o Campeonato Francês tem menos peso que o Alemão, Espanhol e Inglês, e por isso hoje possui 3 vagas para a UEFA Champions League, mas isso tende a melhorar para os próximos anos já que a expectativa é que o PSG repita uma boa campanha na competição continental aumentando o Coeficiente do país. 
A pergunta que fica é, será que a exemplo de Ibrahimovic e Radamel Falcão Garcia outras estrelas consagradas podem mudar para a França? Cristiano Ronaldo e Messi poderiam ser atraídos para terras francesas e transformar a Ligue 1 num torneio de classe mundial? Isso só será possível com o sucesso de Mônaco e de Paris Saint Germain e apesar de todas as previsões o futebol continua sendo resolvido dentro de campo.


O que esperar de Paulinho, Tottenham e Bale

Um dos destaques da temporada da Premier League , o Tottenham vive momentos de expectativas quanto a temporada de 2013/2014 e os motivos são vários, o clube fez uma das melhores contratações do Futebol Mundial ao contratar o excelente volante Paulinho, que estava no Corinthians, por 20 milhões de euros, além disso, vive a expectativa da permanência, ou não, do seu principal jogador, Gareth Bale, assediado pelos maiores clubes do futebol europeu e maior alvo do Real Madrid, vale lembrar que os Spurs não param, para a temporada que se aproxima foram feitas 11 contratações, entre elas, além de Paulinho vieram o experiente goleiro brasileiro Gomes, o bom Belgo Nacer Chadli, que se destacou no último Campeonato Holandês e ainda é especulada a possível ida do atacante espanhol Soldado, que fez a última temporada pelo Valência.
Para Paulinho a temporada deve reafirmá-lo como um dos grandes jogadores da atualidade para a posição, com bom passe, chute e excelente posicionamento o ex-corinthiano é o típico volante que se espera atualmente, bom tanto na defesa como nas suas chegadas ao ataque, a única coisa que pode atrapalhar são fatores físicos ou psicológicos impossíveis de se prever, para o Tottenham, as expectativas também são ótimas, se o clube bateu na trave para entrar na UEFA Champions League na temporada passada, nesta se Bale continuar, os Spurs devem entrar na principal competição de Clubes da da Europa em 2014/2015.
Bem, mas o problema é esse, se Bale continuar, o Real Madrid parece cada vez aficionado pelo galês, no último sábado o Tottenham rejeitou uma proposta de R$280,7 milhões dos Merengues, que parecem fazer o que for possível para contar com o jogador, além disso o jogador dos Spurs parece ter ficado chateado com a negativa já que quer mudar-se para Espanha.
O fato é, o Tottenham só conseguirá figurar entre os primeiros do futebol inglês e sonhar com vôos mais altos caso consiga manter Bale, cabe a Villas-boas e a diretoria dos Spurs a convencer o galês a ficar, ou receber uma boa grana e continuar no quase.


sexta-feira, 26 de julho de 2013

E agora Ronaldinho?

É inegável tudo que Ronaldinho representou e representa ao futebol mundial, dono de títulos importantíssimos, e duas vezes melhor do mundo o R10 foi a principal estrela do Atlético Mineiro campeão da Libertadores em 2013, tudo isso teve um sabor especial para o meia, que saiu pelas "portas do fundo" do Flamengo.
Prometendo vida nova e o futebol antigo Ronaldinho foi bem no Galo, se não foi aquele meia fantástico da época do Barcelona foi o suficiente para ajudar e muito o time mineiro na tão almejada conquista inédita, e mesmo não fazendo as finais como esperavam podemos dizer sim, Ronaldinho foi o cara do Atlético Mineiro.
Porém há um fato, o contrato de Ronaldinho acaba no final do ano e não foi noticiado nenhum movimento para renovação, para colocar mais dúvidas sobre seu futuro, no mês passado foi publicado uma notícia na imprensa Turca que o Besiktas teria feito uma proposta para o Meia que se mostrou receptivo e fez até proposta salarial, no início da semana a notícia voltou a tona.
O fato é, com a conquista da Libertadores Ronaldinho "cumpriu sua missão" no Galo, o jogador parece não ter mais chances na Seleção Brasileira, mas, o que seria capaz de motivá-lo a voltar para Europa, ainda mais num clube que está fora dos grandes centros do futebol mundial?
O Salário que o Brasileiro teria pedido ao Besikitas é de 15 milhões de Euros anuais, cerca de 4 vezes a mais que o jogador recebe hoje no Galo, o que poderia ser um atrativo irrecusável, se o jogador já não tivesse um patrimônio avaliado em R$212 milhões, pesa o fato do estilo de vida turco e um desafio imenso em sua carreira ao 33 anos, Ronaldinho estaria disposto a topar?
Para um jogador consagrado, que já ganhou tudo o que tinha que ganhar e possui uma vida financeira bem tranquila o mais importante é ser feliz , se grandes desafios como conduzir um time turco com uma torcida fanática e ganhando um dos maiores salários do mundo faz Ronaldinho feliz, o melhor é aceitar, se não, o melhor é continuar no Galo onde é Rei e ficar perto do que pode valer mais a essa altura da vida, a Família.


terça-feira, 23 de julho de 2013

Garoto e Garota - A Verdade do Futebol

Joga bola?
Mostre seu talento, nós estaremos elegendo o Garoto e a Garota que mais mandam bem, basta curtir essa pergunta no ask: http://ask.fm/verdadesdofutebol/answer/59210251372 e nos enviar um vídeo no Facebook, os melhores serão colocados em votação e o  mais bem votado será escolhido (a)

Os vídeos podem ser enviados até 31 de Agosto.

Os critérios de Avaliação são:

*Criatividade
*Originalidade
*Técnica
*Habilidade

Todos com o mesmo peso, na segunda fase terão outros critérios também.


domingo, 21 de julho de 2013

Brasileirão - Resumo da 8ª Rodada

Rodada a Rodada do Brasileirão vamos apresentar um Resumo de tudo que aconteceu, pois bem, vamos aos resultados:

Botafogo 2 x 0 Náutico
São Paulo 0 x 3 Cruzeiro
Criciúma 2 x 1 Grêmio
Vitória  0 x 0 Bahia
Internacional 1 x 0 Flamengo
Atlético Paranaense 1 x 1 Corinthians
Santos 2 x 2 Coritiba
Fluminense 1 x 3 Vasco
Goiás 2 x 1 Portuguesa

A Rodada vem confirmando algumas coisas que devem ser tendência no Campeonato, Náutico e Portuguesa devem realmente rebaixar, as outras duas vagas podem ser de Grandes do futebol Brasileiro, Botafogo, Cruzeiro e Inter devem brigar pelo título, e o Fluminense pode ser considerado já a decepção do Campeonato ao lado do São Paulo, que vive a pior fase entre os 20 times da primeira divisão atualmente.

Quem sorri?

Botafogo e Internacional fizeram a lição de casa, venceram e estão no G4, o Cruzeiro se aproveitou da crise tricolor e venceu bem fora de casa, caminhando para a briga do título também, o Coritiba fecha o G4 com o empate fora de casa com o Santos, em mais um show de Alex.

Quem chora?
Com certeza o São Paulo, que se vê afundado numa crise, num campeonato tão disputado como o Brasileiro algumas rodadas deste jeito pode custar caro, hoje por exemplo já não é mais possível pensar em título e só um torcedor muito otimista para ver o clube no G4 ao fim do campeonato.

Vovôs continuam em alta.
Apesar do belo gol de sábado de Zé Roberto, quem esteve realmente inspirado foi Alex, o veterano jogador do Coxa fez dois e é o grande maestro do belo início de campeonato do time paranaense, outro experiente que fez uma bela partida foi Juninho Pernambucano, o Reizinho da colina marcou um e deu outra assistência no clássico contra o Fluminense.

Pode custar caro.
O Grêmio poderia ter conseguido um resultado melhor não fosse as duas expulsões infantis de Matheus Biteco e Vargas, um time que quer lutar pelo título, e tem condições para isto, não pode dar esse tipo de mancada, outro resultado que pode custar muito caro é o do Fluminense, o time perdeu e também teve expulsos, Fred, principal jogador do time ficou só 24 minutos em campo, a derrota empurra o Fluminense para a parte de baixo da tabela e ergue o rival que agora tem um gás para espantar as crises administrativas que vive.




Real X Barça, a goleada dos últimos 10 anos

Real Madrid e Barcelona são indiscutivelmente os maiores clubes espanhóis e estão entre os times mais tradicionais do mundo, duas histórias ricas, repleta de craques e conquistas, no entanto, nos últimos 10 anos um fato vem chamando a atenção, a superioridade do Barça.
Se compararmos os títulos dos últimos 10 anos o placar é: Barcelona 20 x 6 Real Madrid, mais do que isso somam-se a isso três UEFA Champions League do time Culé e dois mundiais contra nenhum do Real, mas afinal, porque?
O Real é o time que mais fatura no mundo e com certeza o sonho de qualquer jogador que não seja Catalão, tudo é muito grande, o Real faz qualquer jogador se sentir como uma Lenda do Futebol, mas, referência no Futebol Mundial é o Barcelona.
Bem, é impossível não repetir aquele velho discurso que o Barcelona tem toda uma filosofia criada a anos onde as concepções táticas e técnicas esperadas de um jogador são trabalhadas desde as categorias de base e tal, mas talvez falte isso ao Real.
Os merengues se acostumaram a sempre viver de grandes contratações de estrelas, mas o problema é que veem apostando errado e o time não tem uma cara definida desde a saída dos "Galáticos", é hora do Real Madrid investir em um trabalho com alguma filosofia e não em nomes somente por nomes.
E as coisas não devem mudar, o Real investiu mais uma vez em um trabalho de um "medalhão" para dirigir a equipe, tenta contratações que ficam em novelas imensas ou que tem desfecho desfavorável (Bale e Neymar) e o Barcelona deve seguir para mais 10 anos de superioridade catalã na Espanha.


Galo, do inferno ao Sonho.

Colecionando fracassos e campanhas pífias, assim foi o galo durante toda a década passado, grande clube do futebol brasileiro foi relegado a mero expectador dos outros times, uma torcida apaixonada mas que não sentia o gosto de grandes glórias.
O Sonho de todo atleticano era ter um time que desse resultado, um time que pelo menos por algum momento lembrasse os times que o Galo já tivera e sse sonho se tornou realidade em 2012 , campeão Mineiro o Galo voltou a encantar e chegou ao Vice-campeonato Brasileiro mas não pararia por ai.
De Marcos Rocha a Ronaldinho o Atlético Mineiro contratou 14 jogadores, apostou no trabalho de Cuca e a verdade é que o time encaixou e a classificação da Libertadores foi assegurada naturalmente, mas o melhor ainda estava por vir.
2013 chegou e mais reforços foram contratados, 6 ao todo, dentre os de destaque Josué e Tardelli se juntaram ao time que já estava bom e o Galo foi rumo a disputa da Libertadores.
Primeira fase intocável, o time não enfrentou muita dificuldade nas oitavas, contra o São Paulo o próprio tricolor criou suas armadilhas e o time mineiro fez sua parte,  sufoco e emoção marcaram as quartas-de-final  contra o Tijuana, mas com competência, raça e também contando com mancadas do adversário o Galo passaria mais uma vez.
Chegou as semi-finais e o sonho parecia distante, se já é difícil enfrentar um time argentino, começando o jogo perdendo de 2 a 0 então se torna uma tarefa dificílima, o Galo Surpreendeu, conseguiu com um gol no início e uma pressão após a interrupção da partida (que foi interrompida porque faltou luz), levar a partida para o pênaltis e conseguir sua classificação para as finais.
Classificado para a final  o Galo tem uma pedra enorme no caminho do seu sonho, o principal jogador de sua equipe parece desmotivado já não rende a jogos,além disso,  erros individuais levaram o time mineiro a um outro revés complicadíssimo, perdeu por dois a zero a primeira partida e agora tem seu sonho seriamente abalado.
A receita do Galo parece não ter mistério, seguir a cartilha da pressão inicial e tentar marcar o primeiro gol no início, jogar com inteligência e no embalo da torcida ,a vantagem para a final é que o critério de gol fora de casa não vale, a desvantagem além do placar desfavorável são os desfalques por suspensão agora neste momento.
Independente do resultado, o Galo agora pode tentar se colocar entre os coadjuvantes do futebol Brasileiro, mantendo a base, a confiança num trabalho a longo prazo e investindo certo em jogadores jovens e em suas categorias de base, que o sonho do Atlético Mineiro não seja só um sonho e que o Galo enfim, possa sonhar e conquistar vôos maiores.


sábado, 20 de julho de 2013

Corinthians X São Paulo - O mundo da voltas

Dia 2 de dezembro de 2007 , Corinthians empata com o Grêmio por 1 a 1 e está rebaixado para a segunda divisão, na mesma cidade, além de se alegrar com a desgraça do rival o São Paulo FC se sagrou bicampeão Brasileiro consecutivo, o futebol é assim, todos clubes tem altos em baixos, mas isso não é aleatório, é fruto do trabalho e da administração de cada clube.
De lá para cá muita coisa mudou, e as coisas parecem ter andando em direção oposta nos dos clubes, o Corinthians modernizou sua gestão, sua estrutura, conquistou títulos e hoje se consolida como um dos grandes times sulamericanos, o São Paulo consegue ótimo faturamento, tem estrutura invejável mas dentro de campo não consegue convencer por muito tempo e vive com alguns lampejos, como por exemplo o final do ano passado.
De 2007 para cá o tricolor levantou dois canecos enquanto o rival alvinegro conquistou 7 títulos (bem verdade que um é a Série B), a superioridade Corinthiana foi confirmada na última quarta-feira quando o time de Parque São Jorge venceu sem sustos o clássico e se sagrou campeão da Recopa.
O São Paulo se acomodou, parou no tempo, e por mais que tenha uma marca Internacional e estrutura enorme para padrões brasileiros a política tricolor não deixa o time crescer, ninguém sabe o que acontece nos bastidores no Morumbi e não há um movimento para que alguma mudança no clube.
Por parte do tricolor, cabe a torcida se unir, fazer um movimento pela democratização e  transparência do Clube, Juvenal e seus aliados  conseguiram colocar o São Paulo em segundo plano no cenário nacional apesar da enorme estrutura construída a anos, por parte do Corinthians fica o recado para que o mesmo não pare de se modernizar, que o poder seja rotativo pois o mundo do futebol da muitas voltas e as vezes rápido de mais, que diga o próprio timão.